JUSTIFICATIVA:
Joaquina Teodora de Souza nasceu em 10 de setembro de 1920, na cidade de Itamarandiba,
Com 13 anos, dona Joaquina, como é conhecida, além de trabalhar na roça, descobriu seu dom de benzer e desde então, passou a exercer sua graça. Chegou a atender cerca de 300 pessoas por mês.
Em seis de agosto de 1975, mudou-se para Sorocaba, em busca de uma vida melhor para seus filhos. Primeiro, residiu no bairro Barcelona, onde morou até o dia 13 de dezembro do mesmo ano, quando passou a residir no bairro Vila Formosa, local onde a família reside até hoje.
Avó de 23, bisavó de 19 e tataravó de seis crianças, dona Joaquina nunca deixou de benzer. No bairro da Vila Formosa, poucos são aqueles que não benzeram seus filhos com ela.
Mas não foi só por ser benzedeira que dona Joaquina se tornou especial para os moradores do bairro da Vila Formosa. Foi em sua casa que nasceu a Companhia de Santos Reis de Vila Formosa, conhecida como Folia de Reis da Vila Formosa.
A Companhia foi fundada em 1989/90 e já é uma tradição na cidade. No ano de 2007, recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro por manter por 17 anos, sem interrupção, essa manifestação folclórico-religiosa.
As Folias de Reis fazem parte de um conjunto de manifestações culturais ligadas às tradições do Natal e trata-se de um grupo de cantores e instrumentistas que saem durante o final do ano para realizar a jornada de visitar diversas casas cantando em louvor ao nascimento do Menino Jesus, reproduzindo a saga dos Magos do Oriente descritos pelo evangelista Mateus.
Em seu primeiro ano, os foliões da companhia fizeram sua primeira posada na casa de dona Joaquina.
Dona Joaquina faleceu no dia 29 de novembro de 2009, aos 89 anos de idade.